/ Abrindo Minha Empresa | Com a Kino é mais fácil

Abertura de sua empresa: saiba o que pode atrasar o processo

Segundo o último levantamento do IBGE, publicado em 2014, no Brasil existem pelo menos 1,3 milhão de empresas. E, é cada vez maior o número de pessoas interessadas em empreender. Mas, esse processo  de abrir sua própria empresa pode ser demorado e trabalhoso, se o empreendedor não tiver a orientação correta.

Afinal, são diversas etapas que precisam ser cumpridas antes que o empreendedor tenha em mãos o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e a Razão Social.

A boa notícia é que esse fluxo tem acelerado ano após anos. Para se ter uma ideia só no primeiro semestre de 2017 foram criados quase 600 mil novos negócios, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas – Serasa Experian.

Hoje existem sistemas que são capazes de cruzar dados entre os Órgãos de Registro (Juntas Comerciais e Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas), Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Órgão Ambientais e de Administração Tributária.  Estes recursos podem acelerar o processo, desde que tudo esteja em ordem.

O levantamento não indica o tempo que se leva para abrir uma empresa, mas o Sebrae calcula algo em torno de 100 dias, o que pode ser bem mais ágil quando se tem toda da documentação em mãos e quando há o auxílio de um Contador ou uma empresa de Contabilidade.

O suporte contábil poderá ajudar o empreendedor, acompanhando todo o processo e auxiliando no cumprimento das exigências dos órgãos federais, municipais e sociais.

Para entender melhor o processo, conheça alguns gargalos que podem atrasar a abertura de uma empresa:

Pense na atividade fim antes da abertura de sua empresa

O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), como a descrição da sigla sugere, nada mais é que a definição da atividade da empresa.

A tabela CNAE conta com centenas de atividades e serve para indicar em qual regime tributário ela se encaixa.

Ter a exata noção das atividades que a sua empresa vai executar é fundamental para se saber se ela se encaixará no SIMPLES Nacional ou se terá que optar por Lucro Presumido ou Lucro Real.

Isso significa, saber desde o início do projeto qual será o impacto tributário em seu negócio.

Por isso, antes de definir o CNAE de sua empresa converse com seu contador, pois muitas vezes há atividades bastante semelhantes que se enquadram em regimes diferentes e outras que podem ser anexadas quando necessário.

Afinal é mais fácil fazer a escolha certa no período de abertura de sua empresa, que ter que fazer alteração cadastral com ela em funcionamento e ter gastos com a regularização.

Não basta apenas um nome bonito

A Razão Social é o nome da empresa. Não basta apenas dar aquele nome bonito que o empresário tem com carinho, ou escolher aquela combinação que um numerólogo indicou e que trará bons resultados.

Qualquer que seja o nome da empresa, antes de mais nada é preciso fazer uma análise na Junta Comercial de seu município para saber se o nome está disponível para aquela atividade.

Seu contador pode levantar com rapidez essa informação e te repassar as variáveis ou melhores opções.

Onde a sua empresa vai ficar?

Parece bobagem, mas o endereço da empresa é fundamental. A razão é bastante lógica, pois nem todo espaço ou região da cidade está apta para uma determinada atividade.

Por exemplo: um escritório de advocacia ou uma empresa de comunicação pode muito bem funcionar no barracão dos fundos de uma casa.

O mesmo não seria possível num cômodo de um apartamento, sem a devida autorização do condomínio. Afinal seria um entra e sai de clientes, o que não seria adequado.

Da mesma forma que o barracão dos fundos poderia ser inapto para a instalação de uma linha de produção de um produto qualquer.

Quem irá decidir isso serão os órgãos reguladores como a Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e, até mesmo, Secretaria de Meio Ambiente.

Dessa forma, antes de dar com os “burros n’água” peça para que seu escritório de contabilidade faça um levantamento das atividades permitidas nas proximidades de seu empreendimento.

Solicite a visitação de um especialista para verificar se a estrutura atende às exigências de segurança dos Bombeiros, se a atividade não infringe as normas sanitárias e nem tem impacto negativo para o meio ambiente.

Afinal, dependendo da atividade, serão necessárias as expedições de licenças para a liberação do alvará de funcionamento.

Quem vai fazer o contrato social

Outro passo importante para a abertura de sua empresa, e que pode gerar atrasos e custos extras, é o Contrato Social.

Ele é o documento que define o que é a empresa e quem são participantes da sociedade.

O contrato social determina quem será o sócio administrador, qual será seu pró-labore, além das cotas de cada um dos participantes.

Nesse documento também deverá constar o local de funcionamento da empresa, que deve ser apto para as atividades exercidas, assim como a descrição das atividades segundo a tabela do CNAE.

Tudo isso deve ser elaborado com bastante exatidão para que não seja necessário fazer alterações que possam desencadear uma série de novas licenças, taxas e mais burocracia.

Converse com seu contador sobre todas os detalhes de seu empreendimento para que ele auxilie na confecção do Contrato Social.

Como economizar na hora da abertura de sua empresa?

Abertura de sua empresa é algo sério, que envolve muitos detalhes, permissões e informações sem margem para erros.

No entanto, o começo de um negócio nem sempre há recursos em abundância e os gastos são elevados.

Mas para ajudar o novo empreendedor a iniciar existem Contabilidades Online, que oferecem recursos e ferramentas para gestão contábil e financeira.

A grande vantagem, além da praticidade dos serviços online, está na forma de pagamento – o novo empreendedor pode contratar o pacote de serviços de acordo coma sua necessidade, com valores que podem representar menos de 10% do que é cobrado por escritórios de contabilidade convencionais.

Quer saber mais sobre abertura de empresa?

Baixe o seu Guia para Abrir Empresa

 


Sobre o Autor
Bruna Moreira