/ Contábil

Plataforma Canvas para abrir uma empresa com eficiência

Abrir uma empresa é um momento emocionante e ao mesmo tempo delicado. É preciso ter a estratégia correta para fazer as melhores escolhas na hora de montar um negócio. O planejamento inicial é um dos fatores decisivos para o sucesso de qualquer empreendimento.

O plano de negócios é um instrumento que traça um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer abrir uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio. O empreendedor pode levar semanas ou mesmo até meses para concluir um plano de negócios.

 

Você conhece a plataforma de planejamento Canvas?

O Business Model Canvas é um modelo de planejamento que facilita a realização do seu plano de negócios, tornando-o um processo muito mais eficiente. O Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes.

Enquanto o plano de negócios explica como a sua empresa funciona, como irá gerar receitas, qual o investimento necessário, a estratégia de crescimento, como irá gerar valor para os clientes a curto e longo prazo, o modelo Canvas ajuda-o a esquematizar as suas ideias.

Ou seja, se o plano de negócios auxilia-o a pensar em todos os detalhes do modelo de negócios da empresa, o modelo Canvas permite que você visualize mais facilmente a informação.

 

Vantagens do Canvas para abrir uma empresa

O plano de negócios é um processo que pode revelar complicações, pois algumas variáveis são difíceis de se prever. Por exemplo, quem é o nosso cliente, como é que lhe vamos entregar valor e gerar lucro. Pequenos negócios tem variáveis que flutuam mais do que empresas grandes.

Através de demonstrações e outras análises que observam o mercado, o Canvas aponta se o seu negócio será rentável ou não. Algumas empresas não demandam de planos tão complexos para você ter essa resposta rapidamente, como ocorre com os micro e pequenos negócios.

O Canvas foi desenvolvido para auxiliar pequenos empreendedores a traçar melhor as suas estratégias de negócio. Consiste em um quadro que apresenta um esquema visual, em blocos, que resume os principais componentes do modelo de negócios de uma empresa. Assim, rápida e facilmente o empreendedor consegue criar um modelo de negócio numa folha de papel.

 

Canvas para a gestão do seu negócio

De acordo com Roque Almeida, diretor da Smart Inteligência Empresarial, empresa especializada em consultoria de gestão de negócios, o Canvas permite a organização da empresa em nove disciplinas importantes para formação de qualquer negócio, sobretudo em duas áreas:

  • Segmento de clientes – define com clareza quem são os potenciais compradores de seu produto ou serviço;
  • Proposta de valor – é a motivação principal do cliente em desejar seu negócio. Definir a proposta de valor correta é encontrar com clareza o real problema que o seu negócio resolve ou o ganho efetivo que o cliente perceberá.

Considera ainda que a ferramenta e o tradicional plano de negócios são complementares. Para ele, o Canvas permite esboçar diversas possibilidades de pensamento e com um modelo de negócios escolhido, é mais fácil construir um plano completo, contendo plano estratégico, de operações, de mercado e por fim o plano financeiro, que define com detalhes aspectos de retorno e investimento da nova empresa.

 

Abra sua empresa com a Kino!

Agora que você viu as principais características da ferramenta e como aplicar em seu negócio, abra sua empresa de forma rápida e eficiente com a Kino.


Sobre o Autor
kino