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Cliente: qual a importância para o seu negócio?

Quem nunca ouviu a expressão: “O cliente tem sempre a razão”?

Na data em que se comemora o Dia do Cliente, o bordão reflete uma necessidade de qualquer empresa: entender os reais desejos de sua clientela e buscar soluções para atendê-los.

Na verdade, talvez a vontade do cliente não possa ser atendida sempre, mas uma coisa é certa, nunca foi tão importante ouvi-lo e tentar entender o seu pensamento, os seus anseios e as necessidades.

E a razão é simples, o cliente não é importante apenas por consumir algo de uma determinada empresa, mas, principalmente, por sua capacidade de referendar a marca, o produto ou o serviço.

Com a amplitude que a Internet e as Redes Sociais propiciou para as pessoas, a opinião do cliente pode ser mais eficaz que uma campanha de marketing. Mas, ao mesmo tempo, se a experiência for negativa, poderá ter um efeito desastroso para a empresa.

Hoje, antes de comprar ou contratar um serviço, qualquer pessoa faz uma pesquisa em sites especializados e redes sociais, seja para buscar mais informações, verificar preços e conhecer as avaliações e percepções de outros clientes.

Basta uma busca no Google que logo surgem as mais diversas opiniões sobre aquilo que se pesquisa. Quem nunca acessou o TripAdvisor antes de contratar um pacote turístico? Ou procurou depoimentos e avaliações de outros consumidores que já adquiriram o produto que está em oferta?

O interessante é que essas avaliações acabam por influenciar na decisão de compra. E a razão disso é que a voz de um cliente que experimentou o produto, o serviço, a marca, gera muito mais confiança que uma campanha publicitária.

Afinal, o cliente é capaz de relatar sua experiência –  o que foi bom, o que foi ruim e o que precisa melhorar. Ele se manifesta a partir da sensação, positiva ou negativa, que o produto, o serviço e/ou a marca gerou. É o que se chama de “experiência sensível”, e isso gera identificação.

As empresas que “escutam” seus clientes e que se relacionam com eles de forma positiva, conseguem aprimorar seus produtos, serviços, o seu atendimento e, até mesmo, suas rotinas produtivas.

Por isso, se você quer ter sucesso em seu negócio, fique atento a tudo o que seu cliente lhe diz, mesmo que ele não tenha razão sempre. O importante é conversar, escutar, absorver o que ele está falando. Só assim você conseguirá entender as dores, os problemas e as necessidades deles. A partir daí ficará mais fácil desenvolver soluções assertivas, oferecer experiências e um relacionamento positivo com os seus clientes.


Sobre o Autor
Bruna Moreira