/ Abrindo Minha Empresa

Cobranças de taxas e associações na abertura da empresa

É cada vez mais comum o recebimento de cobranças de taxas e associações na abertura da empresa por novos empresários. Algumas guias e associações são verdadeiras, mas outras não. Confira abaixo as dicas que separamos para que você não cometa nenhum erro ao abrir sua empresa.

Como acontece?

Toda nova empresa aberta no país recebe uma menção no Diário Oficial, são dados divulgados de forma pública que atraem essas empresas e associações reais e falsas.

O golpe

A tática mais usada é emitir a guia de arrecadação com nomes de associações parecidas. Muitas vezes com valores idênticos de filiações e tributos. Micros e pequenos empresários que não tiveram assistência de um contador na abertura de uma nova empresa podem se confundir e achar que estão pagando algo que realmente é devido.
Fique atento, as cobranças mais comuns são aquelas para você registrar sua marca às associações comerciais, federações sindicais e boletos que simulam tributos.

Como evitar

É impossível evitar o recebimento de tais cobranças pelos Correios. O empresário deve estar atento então e saber qual a instituição que vai representá-lo. É importante confirmar pela internet nome e CNPJ antes de realizar qualquer pagamento.
Vale ressaltar que mesmo se o sindicato ou associação faça parte do setor da sua nova empresa em muitos casos a filiação é facultativa e cabe ao empresário aceitar ou não a proposta.
Recomendamos que ao receber tais boletos, acione seu contador que poderá verificar se as cobranças são realmente devidas.
Para aqueles empresários que estão buscando abrir sua nova empresa agora, conte com profissionais capacitados, entre em contato com a Kino.


Sobre o Autor
kino