/ Sem categoria

Contabilidade: tecnologia, prazos e desafios atuais

Há poucas semanas correu o mundo a notícia de um ex-executivo de alta patente do Facebook que largou tudo para se abrigar numa barraca, no Alasca.

O motivo seria um “apocalipse tecnológico” que, segundo Antonio Garcia Martínez, ceifaria mais da metade dos postos de trabalhos nas próximas décadas.

Ainda é cedo para saber se Martínez está, ou não, exagerando. Mas é fato que o avanço tecnológico já mudou negócios e profissões. E com a contabilidade não tem sido diferente.

Muitos procedimentos fiscais, tributários e contábeis foram informatizados nos últimos anos.

Notas ficais eletrônicas, certidões digitais e, até mesmo, aquela tradicional planilha no Excel já se tornou algum Gerenciador Online.

Não precisamos ir tão longe no tempo. Qual o empresário que não se recorda do bloco de notas em três vias?

Como era moroso preencher os dados da Nota Fiscal, sem uma rasura sequer?

E quando a Nota estava errada, era preciso pegar as vias e levar até o Contador para que ele providenciasse o cancelamento e resolvesse as questões tributárias.

Hoje, a emissão de uma nota fiscal é muito simples. Esquece os blocos em 3 vias e as folhas carbonadas. Agora tudo é digital e a Nota ainda pode ser enviada por email.

E, o melhor, os dados do cliente podem ser armazenados, o que elimina a necessidade de redigir novamente no próximo mês.

Contabilidade é parte do negócio e precisa inovar

O exemplo da Nota Fiscal apenas mostra que questões banais, que hoje levam apenas alguns minutos para serem feitas, antes demoravam muito e, até mesmo, dias, para serem concluídas.

Parece absurdo, mas era assim. O ritmo era mais lento e os processos eram mais burocráticos.

Agora as demandas precisam ser resolvidas em tempo real. E o dinamismo dita o sucesso ou fracasso de uma negociação.

Porém, na contramão desse processo, muitos escritórios de Contabilidade evoluíram muito pouco, ou praticamente nada, no sentido de oferecer soluções mais rápidas, práticas e em tempo real.

Ainda é grande o número de empresas de Contabilidade que possuem processos burocráticos para solicitação de serviços, localização de documentos, formalização de processos, entre outras demandas que tomam tempo e podem atrasar o desempenho de um negócio.

Isso sem falar nas empresas que, para estar online, pensam que basta criar um site bonitinho, em que o máximo de interação com os clientes é um formulário de contato.

O que essas empresas não entenderam ainda é que a Contabilidade é uma parte importante do negócio do cliente e precisa oferecer a ele serviços que garantam  a rapidez e a praticidade necessárias para a tomada de decisões.

Hora de tirar as âncoras da Contabilidade

Muitos escritórios ainda estão presos a um modelo antigo de trabalho por vários motivos:

  • Tamanho da estrutura criada no passado,
  • Quadro grande funcionários – que eram imprescindíveis numa época em que as rotinas eram manuais e lentas,
  • Falta de capital para investir em novas tecnologias e equipamentos,
  • Resistência à mudança.

Parece bobagem, mas muitos profissionais e empresas ainda relutam em mudar sua forma de trabalhar.

Veja o Uber: o serviço de transporte agilizou a mobilidade nas cidades. Ninguém precisa ficar no meio fio fazendo sinal para um taxi ou telefonar pedindo um carro.

Basta um toque na tela do telefone, digitar o destino e pronto. Nem dinheiro no bolso o consumidor precisa ter, pois o serviço pode ser pago com cartão de crédito. É simples e prático.

Os taxistas sentiram o impacto do novo serviço, que trouxe mais comodidade e a segurança de saber quanto irá pagar pela corrida, esmo que o motorista resolva fazer um city tour.

Aqueles taxistas que optaram por mudar sua forma de atendimento para melhor, saíram da zona de conforto, estão se adaptando à nova realidade. Outros, porém, ainda preferem questionar a legislação e brigar para manter o modelo antigo.

Mas, quando a evolução chega é praticamente impossível retornar ao modelo antigo.

Por isso, não dá mais para as empresas de Contabilidade relutarem em mudar. A cada dia aparecem no mercado novas soluções para gestão contábil e empresas que oferecem todos os serviços online, com grande qualidade, muito mais praticidade e custos mais acessíveis.

Ficar de fora dessa evolução é praticamente um atestado de aposentadoria.

Ferramentas para uma comunicação eficaz

Qual é o empreendedor que nunca precisou falar com seu contador? E que na maioria das vezes não conseguiu?

O telefone sempre dava ocupado. O celular estava fora de área. E, mesmo com todos os serviços de mensagens instantâneas disponíveis, existe uma infinidade de desculpas e impedimentos para essa comunicação com o Contador.

Isso, obviamente, no modelo tradicional de atendimento. Pois, com a Contabilidade Online, a plataforma disponibiliza diversas ferramentas de Comunicação para facilitar o processo.

Essas ferramentas podem ser acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo, pois são online e integradas.

Assim, além de agilizar o processo, elas garantem que as dúvidas, as solicitações e, até mesmo reclamações, fiquem registradas e possam ser acompanhadas pelo empreendedor.

Dessa forma não tem desculpa para não ser atendido, não é mesmo?

Gerenciador Financeiro online e integrado

Desenvolver soluções seguras e eficientes é uma necessidade para qualquer ramo de negócio – desde a fabricação de um automóvel, à prestação de serviços de manutenção de interfones.

E a Gestão Financeira não ficou fora disso. Quem abriu uma microempresa, na maioria dos casos, precisa dar nó em pingo d’água para resolver tudo sozinho. E sabe como é difícil ter que cuidar das demandas de seus clientes e gerir a empresa.

Quem ficou atento a esse problema, comum aos empreendedores, conseguiu desenvolver soluções que atendam a essa demanda.

Assim, foram criados sistemas online de gerenciador financeiro. Eles permitem que o empreendedor gerencie seu fluxo financeiro e integre isso ao seu sistema contábil. Sem papelada, sem amolação, com clareza, segurança e exatidão.

Com o Gerenciador Financeiro, ficou no passado o tempo em que o empreendedor precisava juntar toda a papelada financeira e despejar na mesa do Contador, para ter a informação que precisava.

Afinal, o empreendedor não tem mais tempo para isso. A contabilidade não tem mais espaço para tanto papel. E os negócios não podem esperar o empreendedor, que precisou se ausentar para levar a pastinha para o contador, do outro lado da cidade.

É por isso, que as tecnologias estão aí e precisam ser usadas pelas empresas de Contabilidade: para melhorar os processos e otimizar o tempo, possibilitando que os empreendedores tenham uma gestão mais assertiva e eficaz.

Quem não quiser morrer na praia, precisa estar atento a isso. E fazer da tecnologia uma aliada. Só assim conseguirá desenvolver soluções que vão facilitar a vida do cliente e fazer com que ele esteja mais satisfeito com os serviços prestados.

A sua Contabilidade Online

A KINO está entre as empresas de Contabilidade que pensou no futuro e inovou para oferecer tecnologia e praticidade para o atendimento ao cliente.

A empresa oferece solução online para Gestão Contábil que permite, através de uma única plataforma: emitir Nota Fiscal, Emitir Certificados e Relatórios, Gerenciar Documentos, fazer consultas com a equipe de Contadores da empresa, entre outras funcionalidades. Para isso, a KINO apresenta Planos, com opções diferenciadas de serviços e preços, que podem ser contratados de acordo com a necessidade do empreendedor.

Além disso, o empreendedor poderá ter acesso totalmente gratuito ao Gerenciador Financeiro, que é completamente integrado à plataforma contábil.

Quer saber mais sobre a KINO Contabilidade Online? Entre em CONTATO

 

 

 

 


Sobre o Autor
Bruna Moreira