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Desafios da gestão para o novo empreendedor

Empreender em um negócio próprio é o sonho de quem busca autonomia financeira ou não quer mais depender das oscilações do mercado de trabalho. No entanto, criar uma empresa demanda uma série de obrigações e trâmites burocráticos – Confira o nosso Guia com o passo-a-passo para Abrir Empresa.

Vencida esta primeira fase, o próximo desafio é tocar o negócio de forma eficiente e assertiva. Acontece que nem todo mundo que decidiu empreender tem conhecimento em gestão, correto?

Mas, não se preocupe. Você não precisa ser formado em Harvard para que seu empreendimento dê certo. O importante agora é contar com informações corretas e com profissionais, ou fornecedores, capacitados para lhe auxiliar nessa etapa.

Afinal, planejamento e gestão serão essenciais para que a sua empresa prospere. E, sério, para obter êxito num negócio é necessário contar com uma gestão eficiente.  E aqui estamos falando de vários aspectos da gestão que precisam estar alinhados e conectados para que a empresa alcance o seu objetivo estratégico.

Achou complexo? Não se preocupe, vamos detalhar melhor essa informação para que você possa entender e colocar em prática a Gestão Eficaz para o seu negócio. Confira:

Desafios da Gestão de Marketing

A Gestão de Marketing é fundamental na construção da imagem institucional de uma empresa e também dos aspectos de publicidade e propaganda. Ela trabalha desde a concepção do produto, análise do mercado, viabilidade de venda, precificação, estratégias de divulgação e comercialização, processos de comunicação e relacionamento com os públicos e fidelização.

A Gestão de Marketing envolve as estratégias e a execução das ações que criarão um vínculo entre a empresa, a marca, o produto ou serviço com todos os seus públicos, incluindo empregados, fornecedores, parceiros, concorrentes, clientes, comunidade, imprensa, órgãos públicos, entre outros.

Sendo assim, a Gestão do Marketing é, antes de qualquer coisa, uma das estratégias essenciais da empresa. Afinal, basta um produto inadequado, um relacionamento inapropriado ou uma mensagem errada para manchar a imagem da empresa e demandar um esforço enorme para tentar recuperar a perda.

Por outro lado, um planejamento, bem executado e com métricas devidamente gerenciadas, será fundamental para construir a reputação da marca e estabelecer um relacionamento positivo com os seus públicos, questões consideradas como principais ativos de qualquer empresa.

Desafios da Gestão de Pessoas

Até que robôs, como R2-D2 e C3PO, comecem a frequentar nossas casas e escritórios, ainda dependemos de pessoas para fazer com que nossas empresas funcionem e obtenham bons resultados.

Esse é, sem dúvida, um dos principais desafios da gestão de uma empresa. Não adianta nada ter um excelente produto ou serviço, elevada capacidade de investimento, se não há pessoas qualificadas para tocar o negócio e, o pior, se as pessoas que trabalham na empresa não acreditam em seus valores, princípios ou no que produzem e vendem.

Constituir uma equipe coesa, que entenda e acredite no seu negócio e que esteja comprometida com ele, é fundamental para atingir bons resultados. Afinal, o colaborador poderá, ou não, ser o principal vendedor ou influenciador da sua marca.

Para encontrar pessoas certas e estruturar uma equipe de sucesso, é preciso ter um processo de Gestão de Pessoas que atuará na definição dos cargos e salários, no recrutamento e seleção, na integração do novo colaborador e no seu desenvolvimento dentro da empresa.

Gerir pessoas é muito mais que apenas contratar, dar um cargo, pagar salários e cobrar metas, é preciso dar ao colaborador condições para que entenda a sua importância dentro do processo e queira crescer junto com a empresa, por meio de capacitação, qualificação, comprometimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Saber identificar um talento que precisa ser desenvolvido, assim como trabalhar uma grande promessa que acaba se tornando um desagregador, são apenas alguns dos atributos do Gestor de Pessoas, que precisa de experiência e capacitação.

Por isso, essa é uma das áreas que a empresa precisará investir, seja na contratação de um profissional gabaritado ou de um fornecedor qualificado no mercado.

Desafios da Gestão Financeira

Sua marca é forte, seu produto tem qualidade e é competitivo, sua equipe é excelente, seu mercado está aquecido. Mas, você não sabe controlar o dinheiro da empresa. Gasta mais que pode, investe sem poder.

Esses são problemas muito comuns entre empreendedores. Por isso, é grande o número de empresários, até mesmo experientes, que têm dificuldades em gerir a saúde financeira do negócio.

Não é por acaso que muitas empresas investem em Assessorias de Gestão Financeiras e em sistemas que auxiliam nesse aspecto. No mercado hoje existem plataformas online muito eficazes, algumas até gratuitas, que permitem que a empresa faça a gestão financeira de forma integrada com a gestão contábil.

As plataformas são ferramentas extremamente úteis para controlar o fluxo de entrada e saída de recursos. Com isso é possível ter a exata noção de toda movimentação de caixa da empresa, atendimento a fornecedores, controle de recebimento dos clientes e, até mesmo, programar futuros investimentos.

Desafios da Gestão Contábil

Outro grande gargalo para os empreendimentos é a Gestão Contábil. Considerada por muitos como “operacional”, “burocrática” e “chata”, a Contabilidade, na verdade, é um dos processos mais estratégicos de uma empresa. Afinal, praticamente todas as questões estratégicas passam por aqui. Duvida? Vamos explicar.

Processo de contratação de um novo colaborador. Pagamento de salário mensal, férias, décimo terceiro, benefícios. Troca de função. Ou desligamento. Todas estas atividades, de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, passam pela Gestão Contábil.

Um produto novo para ser precificado, necessita de informações sobre impostos incidentes – seja na fabricação, prestação do serviço e/ou comercialização; e também do custo da mão de obra nesse processo. Todas essas informações essenciais para a Gestão de Marketing, passam pela Gestão Contábil.

Emissão de Notas Fiscais. Movimentação Financeira. Escrituração Fiscal e Contábil. Todas essas questões da Gestão Financeira precisam estar alinhadas e integradas com a Gestão Contábil.

Comprar, vender, locar e mais um sem números de rotinas precisam ser registradas e informadas para órgãos fiscais e tributários em âmbito municipal, estadual e federal. Além de um oceano de documentos, guias, taxas, contribuições, recolhimentos, informes, relatórios e planilhas. Tudo isso, responsabilidade da Gestão Contábil.

Assim, uma empresa que possui uma Gestão Contábil eficaz, além de estar em dia com as suas obrigações, têm melhores condições de tomar decisões estratégicas para o negócio, seja na hora de contratar, demitir, criar um novo produto ou investir.

Por outro lado, uma empresa que não se preocupa com a sua Gestão Contábil, além de ter uma visão de curto prazo, ainda corre o risco de perder competitividade no mercado, de sofrer com prejuízos financeiros, multas, penalidades e, até mesmo a restrição de seu negócio, seja por não estar em conformidade com a legislação ou por estar em débito com a Receita ou outros órgãos públicos.

A questão é que muitas empresas não conseguem enxergar isso. E, embora contratem escritórios de Contabilidade, ficam limitadas às rotinas operacionais, não absorvendo essa gestão mais estratégica para o negócio.

Com a Contabilidade Online é mais fácil

No entanto, hoje no mercado existem empresas de Contabilidade Online, que além das rotinas e serviços básicos contábeis, oferecem um contato mais próximo entre o Contador e a empresa, o que favorece a troca de informações, as consultas e a assessoria para tomada de decisões mais estratégicas.

Isso sem falar na integração entre a Gestão Contábil e Financeira, um diferencial que oferecem e que propicia uma Gestão completa do negócio.

Quer saber mais sobre isso? A KINO tem tudo o que você precisa!

 

 

 


Sobre o Autor
Bruna Moreira