/ Com a Kino é mais fácil | Contábil

Gestão Financeira e contábil: a dobradinha de sucesso do seu negócio

Quem nunca pensou em abrir um negócio que atire a primeira pedra! Mas, quem já pensou na gestão financeira e contábil para esse novo empreendimento?

Volta e meia estamos viajando, matutando ou elaborando um projeto com amigos ou parentes. Seja no almoço de domingo, seja na mesa de bar, ou, até mesmo, dentro do ônibus, enquanto se observa aquele carrão pela janela.

A verdade é que todo mundo, pelo menos uma vez na vida já pensou ou idealizou ter o seu próprio negócio. Porém, o que ninguém pensa é em como fazer a gestão desse negócio.

E é exatamente aí que mora o perigo. Afinal, abrir um negócio pode se tornar uma verdadeira frustração se o empreendedor não tiver a preocupação em aliar a gestão financeira com a gestão contábil.

Mas é só isso: Gestão Financeira e Contábil?

Claro que não é! A gestão do negócio envolve pessoas, marca, vendas, entre muitas outras questões que merecem grande atenção.

Mas, é certo que a grande maioria dos empreendimentos não tem sucesso por não ser capaz de gerir com eficácia a parte financeira e a contábil.

Esse controle é fundamental para manter a saúde financeira da empresa, evitar o pagamento de multas, protestos, impedimentos, manter a competitividade do negócio, além de uma série de outros problemas, que os futuros empreendedores não vislumbram enquanto planejam seus projetos.

Controle da empresa passa pela Gestão Contábil

Toda empresa tem uma série de obrigações contábeis que demandam atenção e organização.

São tributos, taxas e recolhimentos que têm datas certas para seu pagamento. Imposto de Renda, Contribuição Social, PIS, Cofins, ISS, ICMS, INSS, FGTS são algumas desses impostos e recolhimentos que devem ser pagos com disciplina.

Assim como informe de rendimentos, pró-labore dos sócios administradores e divisão de lucros.

Isso sem falar que Folha de Pagamento, Benefícios, Férias, 13º Salário, processos de contratação, desligamento e afastamentos, entre tantos outros que envolvem a gestão de pessoas, também passam pela Contabilidade.

Mas, não fica só aí a responsabilidade da Contabilidade. Seja no lançamento de um novo produto ou serviço, na ampliação da empresa ou até na mudança de endereço, é fundamental ter a assessoria e o respaldo da gestão contábil.

Afinal, isso pode impactar em mudança de regime tributário, em impedimentos junto aos órgãos fiscais, entre outras dores de cabeça, que somente quem entende e tem experiência no assunto pode evitar.

Gestão Financeira para o dinheiro ir para o lugar certo

No entanto, não adianta nada saber as datas para os pagamentos dos tributos, se não há controle do fluxo de caixa e, portanto, não há dinheiro para se pagar.

É aí que entra a gestão financeira. Os empresários devem ser atentos ao dinheiro que entra e sai.

Despesas, por mais simples ou complexas que sejam, precisam estar relacionadas e ser devidamente gerenciadas – seja com novos investimentos, com equipamentos,  papelaria, material de limpeza, transporte, ou, até mesmo com o cafezinho.

O mesmo deve ser feito com o dinheiro que entra ou vai entrar. Fechar com um cliente que vai pagar um grande montante daqui a 60 dias não resolve as necessidades imediatas do empreendimento.

Assim, é preciso ter capital de giro, ter reservas, entender o fluxo de entrada e saída de dinheiro da empresa, para não passar apertos.

Gestor Financeiro precisa estar atento à toda movimentação financeira da empresa, para que não faltem recursos para os compromissos contábeis, pagamento de salários e benefícios dos funcionários, investimentos da empresa e partilha dos lucros entre os sócios.

A receita de sucesso: Gestão Financeira e Contábil

Alinhar a gestão contábil com a gestão financeira é sempre resultado de sucesso para a empresa.

Para isso, além do trabalho integrado entre Financeiro e Contabilidade, existem sistemas online que permitem analisar e lançar todas os dados financeiros e contábeis do empreendimento em um mesmo local.

No mercado, hoje existem empresas de Contabilidade online que oferecem plataforma completa para ajudar na gestão contábil e financeira.

E o melhor, há ferramentas gratuitas ou com planos muito acessíveis que não impactarão na sua despesa.

Não deixe que seu sonho se torne pesadelo. Faça uma Gestão Contábil e Financeira integrada e conte com profissionais capacitados e sistemas de qualidade para lhe ajudar nesse processo.

Leia também

Abri minha empresa, e agora? Desafios de gestão para o novo empreendedor

O que é Contabilidade Online e como ela pode ajudar a sua empresa

 

 


Sobre o Autor
Bruna Moreira