/ Abrindo Minha Empresa

O que fazer para não pagar mais impostos do que deve

Ao abrir uma empresa, controlar os custos da atividade é um grande desafio para muitos brasileiros. Somados ao atual cenário econômico no país, gastos desnecessários podem acabar custando muito caro para o empresário. Gastos que incluem até impostos indevidos.

Você sabia que, em geral, o brasileiro deconhece a real carga tributária para sua atividade? Os números são bem relevantes e indicam que 99% das empresas pagam mais impostos do que devem. Os valores podem chegar a R$ 650 mil em contribuições, no período de cinco anos. Os dados são de uma pesquisa realizada em 2016 pela Studio Fiscal, empresa especializada em auditoria fiscal.

Além dos impostos indevidos, outro fator que dificulta o controle de custos para o empresário é a cobrança de taxas e associações na abertura da empresa, muitas vezes sem necessidade.

Então, o que fazer para controlar todos estes valores, pagando somente o que é realmente devido?
 

Planejamento tributário para controle dos impostos

O novo empresário, diante de tantas informações relacionadas a acertos e pagamentos, pode se perder e acabar prejudicando sua atividade. Só para você ter uma noção, atualmente existem 92 tributos em vigor no país. Mas há também várias formas de saber qual o regime mais adequado para sua empresa, sem que você pague contribuições indevidas.

Uma delas é o planejamento tributário, que oferece as informações contábeis necessárias para o controle de custos. Por meio de benefícios fiscais previstos na legislação, o empresário é orientado para se adequar ao regime mais adequado dentro do seu segmento.

Para o correto planejamento, o processo deve ser feito a partir de uma consultoria com um serviço especializado. Normalmente, o novo empresário não possui ou não entende as informações contábeis do seu negócio e somente um contador poderá indicar o caminho certo.

Quanto à cobrança de taxas e associações na abertura da empresa, algumas guias são verdadeiras, outras não. E muitos empresários também podem se perder nesta questão. Para não pagar valores indevidos, a consultoria deve ser solicitada. Saiba mais aqui.
 

Faça o planejamento com quem entende do assunto!

Ao abrir uma empresa, outras dúvidas podem surgir e a informação contábil deve estar à disposição do empresário. A Kino Contabilidade oferece uma gestão eficiente e focada no seu negócio, com todos os dados da sua empresa numa plataforma online totalmente transparente e segura. Entre em contato!


Sobre o Autor
kino