/ Com a Kino é mais fácil | Startup

Startups: o que você precisa fazer para captar investidores

As Startups estão em alta no mercado. O modelo de desenvolvimento de negócios colaborativo segue a tendência global de simplificar rotinas, reduzir custos e descentralizar tarefas. No entanto, um dos desafios de qualquer startup é captar investimentos.

Afinal, por mais que existam investidores em busca de boas ideias e projetos, nem sempre as startups estão devidamente organizadas a ponto de fornecer a confiança que os investidores exigem para empenhar seu capital.

E, neste sentido, um escritório de contabilidade pode ser extremamente útil para angariar recursos para o seu projeto.

Muitas startups nascem e se consolidam com o esforço de uma equipe de profissionais focada em viabilizar um produto ou serviço. Não há nada de errado nisso, afinal são profissionais especializados em suas áreas de atuação e que combinam seu conhecimento para a criação de seu negócio.

Em muitos casos, o time inicia o projeto sem recursos para manter uma sede própria, equipamentos e a contratação de funcionários. Geralmente é cada um na sua casa, com seu notebook e encontro rotineiros para ajustar os ponteiros.

Tudo isso é muito legal e mostra que é possível desenvolver grandes ideias sem grande investimento inicial.

Mas para qualquer projeto é preciso dinheiro para viabilizar a confecção de protótipos, validação, finalização, planejamento de marketing e comunicação e lançamento do produto ou serviço. E é aí que entra o investidor, o cara que coloca dinheiro e que espera ter retorno com o sucesso do empreendimento.

Garantias e confiança para Startups e investidores

Todo investidor, antes de comprometer seu capital em qualquer negócio, exige garantias.

Quer saber como será a saúde financeira do empreendimento, documentação, registros, alvarás, certidões e um oceano de dados burocráticos. E nem sempre a equipe se atém a isso. Daí, não basta aquela impecável apresentação em Power Point, se não há nenhum controle ou formalização do projeto.

Claro que o escritório de contabilidade não será o responsável pelo convite ou apresentação do projeto para um possível investidor. Quem fará isso são os sócios do empreendimento.

Mas será a contabilidade que irá ajudar a organizar todas as informações fiscais, tributárias e cadastrais do novo negócio.

Ter uma leitura clara de todos esses detalhes é fundamental para o investidor entender o negócio, suas limitações, seus custos e até mesmo traçar um plano de expansão a médio e longo prazo. Sem isso, tudo é uma ideia legal, mas com execução amadora.

Tiro no escuro

Imagine o cenário: O time faz grande esforço para desenvolver o projeto e elaborar todas as informações sobre o negócio, com canvas, plano de negócio, slides e tudo mais.

Consegue se sentar diante do investidor e convencer esse investidor a fazer um aporte inicial. No entanto, a empresa não está formalizada, não se sabe qual será o regime tributário ideal para aquele negócio.

Ninguém sabe quais serão os percentuais das alíquotas, tributos regionais, expedição de alvarás, quanto será cobrado de Imposto de Renda, PIS, Cofins, ICMS, ISS e toda sopa de letrinhas de impostos e contribuições.

Muito provavelmente, o homem do dinheiro vai perguntar sobre tudo isso e muito mais. Se a equipe não conseguir responder, é quase certo que o investidor agradeça o convite, mas não abra a carteira.

Para os integrantes do projeto, a turma que vai por a mão na massa, ceder o máximo de informações sobre o projeto também é uma maneira segura para elaborar um contrato com o investidor de forma mais assertiva.

É possível estabelecer percentuais do negócio, estipular prazos, dentre outros quesitos de maneira mais clara. Esse controle permitirá ao time de desenvolvimento elaborar suas rotinas e ter um melhor aproveitamento do aporte de capital.

Além disso, quando se tem um levantamento preciso da vida tributária, fiscal e cadastral do empreendimento, o investidor sabe onde, como e quando receberá seu dinheiro de volta. Tudo isso evita cobranças ou até mesmo implicações mais severas, pois toda a estrutura do negócio está regular e disponível.

Mitigando riscos para Startups e investidores

Outra situação que pode acontecer: A equipe trabalha no desenvolvimento de seu projeto, estuda o mercado potencial e precifica. No entanto, não aplica qual será a tributação que incidirá sobre ele. Uma pequena variação percentual pode comprometer drasticamente um planejamento a médio e longo prazo.

Ou seja, a falta de conhecimento contábil pode transformar uma grande ideia num imenso fracasso. E o pior, com o risco de ter uma dívida gigantesca com o investidor e ter a reputação dos integrantes sepultada. E nessa hora não dá para a turma se desculpar, afinal “negócios são negócios”.

Organize sua equipe, combine suas competências, desenvolva seu projeto e defina seu produto. Mas, antes de apresentar para os investidores, se oriente com um contador.

Ele irá saber quais serão as exigências fiscais e tributárias deste novo negócio e lhe dará as informações necessárias para projetar como será a gestão contábil da startup.

Com todas as informações, certamente o investidor se sentirá mais seguro e confiante em apostar em seu negócio.

Contabilidade Online: assessoria para Startups e investidores

A Contabilidade online pode ser uma solução prática e viável para Startups, que estão iniciando o negócio ou que estão em busca de investidores. Afinal, a Contabilidade Online possui um processo mais dinâmico e com custo muito mais acessível.

Para a Startup que está na fase inicial do processo, a Contabilidade Online oferece orientações sobre atividade fim da empresa, melhor perfil, regime tributários e fiscais, entre outras informações cruciais para planejar financeiramente o novo negócio que está sendo idealizado.

Para aquelas que já estão no mercado, a Contabilidade Online poderá ajudar com a melhor Gestão Contábil e Financeira – gerenciamento de documentação, emissão de nota fiscal, emissão de relatórios e certificados contábeis, controle de recebimentos e pagamentos, entre outros.

Tudo isso através de uma plataforma de contabilidade online e de um Gerenciador Financeiro, ambos disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, e que contam com uma Assessoria de Contadores credenciados e experientes.

Assim, com a Contabilidade Online o time da Startup contará com profissionais com experiência para orientar sobre os mais variados tipos de empreendimentos e fornecer informações e estruturar a rotina contábil do negócio, de forma precisa.

E todos os arquivos e históricos ficam armazenados em servidores que contam com os mais rígidos protocolos de segurança, para que os empreendedores tenham sempre a mão todas as informações que necessitem, sem burocracias.

E o melhor, a Contabilidade Online oferece planos de serviços para todos tamanhos de negócio, com opções iniciais de valores menores que R$ 50.

Quer saber mais sobre Contabilidade para Startup?

Leia também:

Dicas essenciais para formalizar a sua Startup

Por que a Contabilidade Online é a melhor opção: 5 razões

 


Sobre o Autor
Bruna Moreira